Minha memória

Guardar tudo.

Todos nós queremos sempre guardar nossas memórias e por isso ao longo da nossa historia e evolução, desenvolvemos diversos métodos e artifícios para conseguir guardar tudo que acontecia. O sentimento inicial e individual faz com que queiramos guardar coisas próprias, e o sentimento coletivo que posteriormente começa a ser construído junto com a sociedade e com a civilização faz com que guardemos a história em si. Captar cada momento não é uma tarefa fácil e a habilidade de memorização do ser humano é uma das habilidades que nos diferenciam dos outros seres. Mas como é que essa capacidade de memorização fez com que nossa evolução ocorresse dessa maneira?

Tecnica de memorização

Tecnica de memorização

O primeio indicio claro do ser humano criando algum tipo de técnica de memorização é a tentativa de nossos antepassados desenharem nas pedras e posteriormente pintas as paredes com símbolos claros dos hábitos que eles mesmo faziam. A habilidade de cada um é singular, alguns desenham melhor, outro escrevem melhor, mas todos concordamos que queremos de alguma forma deixar nossa marca na historia.

Depois de desenvolver a escrita, que foi outro grande marco, ja que proporcionou uma forma de organizar o que estava sendo contado a historia passou a ser armazenada e a brincadeira de telefone sem fio começou a acabar. E apesar de considerarmos a escrita  confiável, por diversos fatores, como guerras, exterminação de povos e etc, a historia com certeza foi mudada com o tempo.

Devido a nossa única certeza da vida ser a morte, apesar de mistoriosa ser a data  para o tal evento, queremos sempre, mesmo que por esse espaço curto de tempo levar nossas coisas conosco. E um dos maiores exemplos disso sao os Egípcios que nao só guardavam todos os pertences da pessoa (em especial a elite que governava) como também colocava junto ao corpo do morto acreditando que ele poderia levar tudo em continuidade para a outra vida, ou o pós morte.

Hoje em dia temos milhares de recursos diferentes que nos ajudam a garantir nossas lembranças e temos a sensação de que tudo esta guardado para a eternidade. Mas será que iseu facebook com as fotos que estão nele é 100% seguro? Sera que seus tatatatataranetos irão conseguir em 2210 saber o que você fez com detalhes no ano de 2010.  O recurso mais simples que ja inventamos é o diário, nele as pessoas simplesmente escrevem tudo que esta passando na vida dela mesmo e normalmente com o intuito de guardar para si, outras vezes o diário pode acabar se tornando um best seller e sua historia alcançar a vida de milhares de pessoas.

 Independente do seu objetivo com a ideia de armazenar o conteúdo da sua vida, com certeza você gosta do que faz, e se isso te faz bem, por que não continuar? Um exemplo claro do contrário que ocorre hoje em dia é o compartilhamento momentâneo, de coisas fúteis e que você mesmo nao quer guardar, que é o caso do Snapchat. É realmente impressionante como a nova geração esta realmente se rotulando de fútil e que gosta de ficar vivendo a vida dos outros. O crescimento da popularidade é o claro exemplo disso.

Mas como nosso cérebro reage a memorização? Nós somos a espécie que tem maior capacidade de armazenar dados em nosso cérebro, mesmo utilizando apenas cerca de 3 a 6% da capacidade total! E se uma pessoa, por exemplo, fizer um Curso de memorização, ela pode desenvolver capacidade incríveis que irão diferenciar ela da maior parte da sociedade. Voce é uma dessas pessoas?