Fundos imobiliários podem ser uma opção pra você?

Existem muitas opções de investimentos disponíveis atualmente, como por exemplo, apenas para citar algumas,investimentos em bolsa de valores, investimentos em títulos emitidos pelo tesouro, investimento no mercado Forex, investimentos em imóveis, investimentos em empresas promissoras de tecnologia, as chamadas startups, também conhecido como “Angel Investment”, além de muitas outras opções. Todos esses tipos de investimentos possuem suas vantagens e desvantagens e depende de cada perfil de investidor o quanto um ou outro tipo de investimento irá se adaptar melhor a si mesmo. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não há muito esse conceito de que uns investimentos são melhores do que outros e na realidade é sim bastante possível obter resultados expressivos com qualquer tipo de investimento, sejam estes que eu dei de exemplo aqui ou qualquer outro dos milhares que existem por ai.

Entretanto, uma ideia muito necessária para ser bem sucedidos que muitas pessoas não se dão conta na hora de começar a investir é a de que você precisa primeiro, antes de qualquer outra coisa, conseguir determinar qual é o seu perfil de investidor. Sem essa informação, é absolutamente ineficaz tentar aprender mais sobre investimentos, pois você pode estar tentando aplicar em algo para o qual você simplesmente não possui habilidades para ser bem sucedidos. Um investidor conservador, por exemplo, poderá enfrentar grandes dificuldades e amargar altas perdas financeiras ao investir no mercado de opções por exemplo, um mercado que, por suas próprias características, costuma ser bastante arriscado. Isso significa que investir em opções não é um bom negócio ou que existem outros tipos de investimentos infinitamente superiores a compra e venda de opções? É claro que não. Um outro investidor, com um perfil mais adequado, pode se aproveitar melhor desse tipo de mercado e se utilizar de ferramentas ai disponíveis que ele não encontraria em outros mercados para obter ganhos altamente expressivos.

Investir em imóveis

O que eu quero que fique claro neste artigo, é que eu não estou de forma alguma defendendo que um determinado tipo de investimento é melhor ou pior do que outro, mas apenas tentando mostrar exatamente o contrário, que todo tipo pode ser bom ou ruim dependendo do investidor que esta por trás dele, e se você almeja ser um investidor e operador de sucesso, você deve compreender bem este conceito. Dito isto, eu gostaria de falar um pouco mais com vocês sobre um tipo de investimento que particularmente me interessa bastante: O investimento em imóveis. Este tipo de investimento é bastante interessante porque apresenta uma alternativa à volatilidade dos mercados de ações. É bastante possível construir um patrimônio realmente impressionante apenas com investimentos em imóveis, mas obviamente para isso você precisa saber exatamente o que esta fazendo pois, caso contrário, irá apenas perder dinheiro.

Através do investimento em imóveis, você irá ganhar basicamente através de duas frentes: primeiro, com a valorização do imóvel, que – se você tiver feito o seu dever de casa e tiver escolhido os melhores imóveis para investir – pode ser bastante expressiva ao longo dos anos; além disso, você também poderá lucrar bastante com os aluguéis dos imóveis. Aliáis, essa é uma parte interessante, pois a longo prazo você pode gerar, através da receita dos aluguéis dos seus imóveis, uma quantia significativa que você irá receber todos os meses de maneira absolutamente passiva.

O único problema dessa linha de investimentos é que o alto preço dos imóveis acaba muitas vezes sendo um impeditivo. Entretanto, uma alternativa viável é o investimento através de fundos imobiliários, pelo qual você irá adquirir cotas que representam frações do montante de todos os imóveis possuídos pelo fundo, sendo assim possível investir mesmo possuindo apenas mil reais, por exemplo. O investimento através de fundos imobiliários representa alguns desafios a mais, mas felizmente essas dúvidas podem ser esclarecidas através de bons cursos como o Curso do Marcelo Vieira O investidor de sucesso