É necessário muito conhecimento acadêmico para investir?

Investir é um tema que atrai a muitas pessoas pela possibilidade de construção de uma grande riqueza que esse tipo de atividade oferece. Porém, muitas pessoas não sabem exatamente que tipo de caminho trilhar para se tornar um investidor de sucesso. Por isso vou tentar resumir aqui o passo a passo que você precisa saber e, mais importante, colocar em prática, para obter o tipo de resultado que você almeja. Agora, antes de mais nada eu quero deixar bem claro que você não deve enxergar esse artigo como a solução mágica para os seus problemas, como se segui-lo fosse automaticamente te trazer todos os resultados que você espera. Na verdade, é muito bem o contrário. Embora eu acredite que esta informação pode te ajudar muito somente o seu real desejo de aprender a investir com eficiência pode lhe gerar resultados e esse desejo necessariamente envolve a consistência e a disciplina para aprender de diversas outras fontes o modo pelo qual você pode investir do melhor modo.

Bom, mas chega de papo e vamos ao que interessa, começando pelo ponto principal que pode literalmente te fazer um grande campeão na bolsa ou te destruir por completo: saber dar a prioridade adequada para as coisas certas. Vou explicar melhor o que ue quero dizer exatamente com isso. Muitas pessoas quando começam a investir, seja qual o tipo de investimento for, mas especialmente através da bolsa de valores, possui o foco sempre em tentar obter o máximo de retorno possível e criar grande riqueza no menor espaço de tempo que for possível. Para um leigo, isso pode fazer algum sentido, já que você sempre investe para obter resultados. Entretanto que já investe há algum tempo sabe do que eu estou falando: Você deve primeiro se preocupar em conseguir evitar todo o tipo de perdas, tendo uma gestão do risco altamente eficiente, para apenas então se preocupar com os ganhos que você pode obter investindo.

Investidor de sucesso como se tornar um

Eu sei que se acostumar com essa ideia pode parecer bastante difícil em um primeiro momento, especialmente para quem – como a grande maioria das pessoas – esta acostumado a ouvir que a bolsa de valores é o melhor investimento que você pode fazer. Bom, na verdade, a bolsa de valores pode sim ser uma grande oportunidade de multiplicação do seu capital, mas para garantir que ela possa produzir os resultados que você espera é necessário seguir um plano claro com relação a ela, e é exatamente isso o que eu estou tentando passar. Agora porque a gestão de risco é tão necessária? Bem, porque se você começa a ter uma perda aqui e outra ali, e não há muita limitação quanto ao montante dessas perdas, então o que pode ocorrer é uma hora alguma dessas perdas sejam em um montante tão elevado que tornem extremamente difícil de retornar ao patamar anterior e desse modo o que ocorre é que você não consegue mais ter uma saldo positivo. Basta imaginar uma perda de 60% no seu capital, imagina o que você terá que fazer apenas para voltar ao estágio anterior em que você se encontrava, antes da perda? Pois é isso mesmo que eu estou tentando lhe falar.

O segundo ponto aqui desse passo a passo para se tornar um investidor de sucesso é algo que é falado bastante inclusive no curso o investidor de sucesso. Eu estou falando da sua disciplina para investir, ou seja do grau de frieza que você possui para tomar as suas decisões de investimento, que é algo extremamente importante se você parar para pensar. Sem essa habilidade você irá ficar desesperado com o primeiro movimento adverso de mercado e acabará cometendo alguma besteira que pode realmente te prejudicar.