Como fazer seus primeiros investimentos?

Muitas pessoas pensam em começar a realizar os seus primeiros investimentos como forma de fazer o seu patrimônio crescer. Com isso, tem uma grande possibilidade de enriquecer se possuírem a mentalidade correta e poderem realmente pensar no longo prazo. O problema é que muitas pessoas não possuem as orientações mínimas para começar a investir com grandes possibilidades de retorno. Felizmente, hoje em dia existem sites como o Mago do mercado que pode ser bastante útil nesse ponto. Baseado no site do mago do mercado eu irei começar a falar para vocês nesse post uma série de passos que devem ser tomados para que você possa realmente investir com sucesso. Vamos começar então falando sobre o primeiro passo de todos: Obter informação para investir seu dinheiro da melhor maneira possível.

Uma boa idéia com relação a isso é se aproveitar das excelentes fontes que existem na Internet para começar a aprender como investir de verdade, dentre as quais eu destaco o site do mago que eu falei no parágrafo anterior. O Ponto chave aqui é realmente prestar atenção na efetiva qualidade da fonte de informação que você irá utilizar para aprender sobre os primeiros conceitos necessários para investir com sucesso. Vamos começar falando sobre como montar sua primeira estratégia de investimentos e, nessa etapa, por hora você já precisa ter me mente a ideia de que existem basicamente duas formas de investir: O método fundamentalista e o método analítico. Vou fazer um breve resumo sobre os dois e no final dizer qual é o método que eu considero o mais adequado para alguém que ainda seja um completo leigo na bolsa de valores.

Analise gráfica e análise fundamentalista

Primeiro vamos começar pela análise gráfica. Como já pode ser inferido do próprio nome, a análise gráfica se baseia em analisar diversos gráficos que mostram a movimentação do preço de ações em função do tempo. Assim, o objetivo principal neste tipo de análise é que você seja capaz de encontrar aqueles padrões de movimentação das ações que se repetem constantemente e assim ser capaz de se aproveitar desses padrões. Em um primeiro momento, o que é preciso que você note é que esse não é um método mágico. Existem muitos grandes investidores na bolsa de valores e em diversos outros tipos de mercado que se utilizam desta técnica para poderem prever grandes movimentações no mercado que podem fazer toda a diferença entre ganhar muito dinheiro investindo e conseguir apenas alguns pontos percentuais de valorização, ou até mesmo perder dinheiro investindo que é o que ninguém certamente deseja.

Para que esse método possa funcionar você deve ser capaz de atender a alguns requisitos básicos. Eu poderia ficar horas aqui falando em detalhes sobre todos os tipos de detalhes que você deve atender para que a análise técnica funcione para você, mas eu irei me ater ao principal. Para ser um grafista (investidor que se utiliza da análise técnica ou gráfica) você irá precisar de um excelente plano de gestão de risco muito mais do que qualquer outro tipo de investidor precisaria. A razão para isso é muito simples: Obviamente, é impossível prever com extremo grau de precisão qual será a movimentação do mercado ou de uma ação ou outra em específico em um determinado dia. Isso porque na maior parte das vezes os preços irão oscilar de uma maneira que pode até parecer completamente aleatória. Para contrabalançar esse fato, precisamos de um sistema de gestão de perdas que possa nos garantir que sempre que uma previsão gráfica não se concretizar, nossas perdas serão as menores possíveis. Assim, podemos por exemplo estabelecer um limite de 2% de queda em um determinado ativo que, se atingido, nos obriga a nos desfazer daquela posição imediatamente.

Agora vamos falar um pouco sobre a análise fundamentalista. Esse tipo de análise se baseia principalmente em tentar avaliar financeiramente a pujança de uma determinada empresa para, então, decidir se queremos mesmo fazer parte daquela empresa adquirindo ações dela. Esse é um método bastante criterioso, que se baseia em diversos indicadores financeiros para saber se a empresa é uma boa decisão de investimentos ou não.

A análise fundamentalista, como você já deve ter percebido, exige um conhecimento técnico mais específico, e uma experiência no mercado maior. Por isso mesmo, eu acredito que esse não é o melhor caminho para investir para quem ainda está começando. Para iniciantes, eu creio que a análise técnica na maioria das vezes será um método de investimentos muito mais efetivo. Se você tem um talento natural para a matemática e uma boa habilidade para interpretar gráficos e capacidade de raciocínio crítico você irá se dar muito bem com a análise técnica inicialmente em seus investimentos. Para o Longo prazo, entretanto, eu acredito que a análise fundamentalista passa a se tornar uma opção mais interessante para investir pois se baseia em dados mais concretos, ou seja, em efetivamente avaliar se a empresa e o setor no qual ela esta inserida, o que te confere uma probabilidade de sucesso maior se você souber o que esta fazendo.